segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A Psicologia e o Problema Mente-Corpo – Uma Nova Proposta para a Imponderável Epistemologia da Consciência




A Psicologia e o Problema Mente-Corpo 
Uma Nova Proposta para a Imponderável Epistemologia da Consciência


Qual é a relação entre o problema mente-corpo, objeto de estudo de filósofos da mente, e a psicologia? 
Que relevância pode haver em aproximar estas duas áreas, e que contribuições tal aproximação pode trazer para ambas? 
É interessante notar em qualquer reflexão sobre epistemologia da psicologia que há uma relação inegável desta ciência com o problema mente-corpo. 
No sentido inverso desta mesma via, é inegável que quaisquer descobertas ou constatações no campo “psi” podem trazer valiosas contribuições para o incremento dos debates filosóficos acerca das relações mente-corpo.


A presente obra é o fruto de tal aproximação, e que vem, acredita-se, em momento oportuno, quando a ciência psicológica passa por uma espécie de crise interna de seus diversos paradigmas, representados por modelos epistêmicos emprestados de outras ciências. 
Tais “empréstimos” concentram tentativas que vêm se sucedendo ao longo da curta história desta ciência, no ímpeto de justificar um objeto com características que o autor desta obra gosta de chamar de “inefáveis” ou “imponderáveis”. 
Neste processo, as divergências são tantas que chegam a comprometer o estatuto epistemológico desta bela ciência. 
Não terá chegado o momento de buscarmos um modelo exclusivo da psicologia, fiel à natureza de seu objeto, e amplo o bastante para abarcar todas as divergências em uma grande síntese de convergências? 
O tipo de reflexão contido nesta obra quer ser um primeiro passo nesta empreitada.




Cesar Rey Xavier 
Doutor em Filosofia da Mente pela Universidade Federal de São Carlos em 2008; Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, obtendo o título em 2001; Especialista em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 1998; graduado em Psicologia no ano de 1995. O autor lecionou em diversas instituições de ensino particulares e também públicas, como a Universidade Federal do Paraná, na qual atuou como Professor substituto, e o Instituto Federal do Paraná, onde eventualmente é convidado a ministrar aulas de Ensino a Distância. Participou da elaboração do projeto do curso de psicologia da UniBrasil, o qual foi aprovado e autorizado pelo MEC no ano de 2005. Nesta Instituição, foi o coordenador do curso de psicologia desde a data de sua implantação por um período de dois anos. Atualmente é Professor nas Faculdades Dom Bosco e Universidade do Contestado. Deve assumir uma cadeira de Fundamentos e História da Psicologia na Universidade Estadual do Centro-Oeste, instituição na qual foi aprovado em concurso público, com previsão de posse para 2012. Tem um livro publicado sob o título A Permuta dos Sábios (2003), pela Editora Annablume, o qual foi selecionado entre os dez finalistas do Prêmio Jabuti de 2004. As áreas de pesquisa nas quais o autor dedica seus escritos e pesquisas circunscrevem os diversos campos da psicologia, com ênfase nas abordagens analíticas e nas de cunho fenomenológico-existencial-humanista. Outros campos mais específicos de seu interesse giram em torno da história da ciência, história da psicologia, filosofia da mente, epistemologia da psicologia, antropologia cultural e epistemologia da física quântica. Atua também como Psicólogo Clínico.



SUMÁRIO DA OBRA
Introdução
Da episteme à consciência – breve panorama
Do objeto psicológico – a incomensurabilidade de suas teorias, e a imponderabilidade de suas faces
I – Descartes: Um bode expiatório da modernidade?
II – Os dois erros de Gilbert Ryle
III – Freud: Monista ou Dualista?
IV – Jung: Realista ou Idealista? A busca por um "caminho do meio"
V – Um modelo híbrido para o objeto psicológico
Palavras finais
Referências




Tem interesse em adquirir essa obra?
Clique aqui: